CERTIFICAÇÃO ISO 14001 – GESTÃO AMBIENTAL

Trata-se de uma norma com diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. A norma faz parte da ABNT NBR ISO 14000, nome dado a uma família de regras, entre as quais se encontra a ISO 14001. Essa família especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização ou empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Ela também leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. A implementação da ISO 14001 deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar seus sistemas de gestão ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.

A aplicação da norma depende de fatores como a política ambiental da organização, da natureza das atividades por ela desenvolvidas, dos seus produtos e serviços, dos locais e das condições nas quais o sistema funciona. Os princípios de gestão da norma ISO 14000 são comuns aos princípios da ISO 9000, referente à gestão da qualidade.

Vantagens da ISO 14001

A implementação da ISO 14001 no país contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, além da segurança e da saúde ocupacional. Práticas socioambientais corretas foram assim disseminadas no setor corporativo.

A norma ISO 14001 colabora para a produção de bens e serviços que geram empregos, pesquisas e tecnologias. Além disso, promove o respeito ao planeta e às futuras gerações. Com essa certificação, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

Atualmente, implementar a ISO 14001 é marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio ambiente. Significa que o consumo sustentável é priorizado e incentivado pela empresa.

Isso é corroborado pela cadeia produtiva internacional, que cada vez mais passa a exigir certificações como está para que os fornecedores possam participar de concorrências ou exportar.

Obter financiamentos a juros mais convidativos é outra característica atrativa para quem tem um Sistema de Gestão Ambiental. Caso a empresa tenha um bom histórico de respeito ao meio ambiente, as chances de conseguir empréstimos a custos mais baixos aumentam significativamente (considerando-se bancos públicos).

Fechar Menu