CERTIFICAÇÃO DE ADAPTADORES DE PLUGUES E TOMADAS

É um processo que certifica se os adaptadores de plugues e tomadas, estão em conformidade com a legislação vigente no Brasil (INMETRO), especificamente, no que diz respeito a dois aspectos: segurança e padrão.

Assim sendo, a certificação dos produtos: adaptadores de plugues e tomadas é uma garantia adicional aos consumidores em geral, de que se os riscos derivados de sua utilização são muito menores.

Adaptadores de plugues e tomadas quando usados para instalação elétrica precisam, obrigatoriamente, de certificação. Sendo assim, esses produtos são submetidos a alguns testes em laboratório, com o objetivo de comprovar a conformidade com as normas vigentes, priorizando sempre pela segurança de sua utilização.

A compulsoriedade para a certificação dos adaptadores de plugues e tomadas está definida na Portaria Inmetro Nº 324, de 21 de agosto de 2007 (Regra Específica para adaptadores de plugues e tomadas). A portaria também indica os modelos de adaptadores de plugues e tomadas que devem ser certificados.

CERTIFICAÇÃO DE INTERRUPTORES PARA INSTALAÇÃO DOMÉSTICA E ANÁLOGA

É um processo que certifica que os interruptores estão em conformidade com a legislação vigente no Brasil (INMETRO), especificamente, no que diz respeito à segurança.

Assim sendo, a certificação dos produtos interruptores para instalações elétricas fixas domésticas e análogas é uma garantia adicional aos consumidores em geral, de que se os riscos derivados de sua utilização são muito menores.

Além disso, a Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga torna a utilização do material mais segura, considerando que passou por um rigoroso processo para obter a certificação, mediante a ensaios em amostras encaminhadas para laboratório qualificados.

A compulsoriedade de interruptores para uso doméstico no Brasil está definida na Portaria Inmetro Nº 234, de 30 de junho de 2008 (Regra específica para interruptores para instalação fixa doméstica e análoga).

CERTIFICAÇÃO DE PLUGUES E TOMADAS PARA INSTALAÇÃO DOMÉSTICA E ANÁLOGA

A Certificação de Plugues e Tomadas corresponde à avaliação da conformidade realizada para comprovar a segurança do produto. A certificação agrega valor ao seu produto, pois qualidade, confiabilidade e credibilidade são atributos intrínsecos de um programa de certificação.

Por que preciso da Certificação de Plugues e Tomadas para uso Doméstico e Análogo?

A certificação é emitida para que os produtos de uso doméstico e análogo sejam enquadrados nas normas determinadas pelo INMETRO e, assim, possam ser manuseados com segurança, livres de riscos.

A obrigatoriedade de plugues e tomadas para uso doméstico e análogo está definida na Portaria INMETRO nº 85. Nesta norma constam também os modelos de plugues e tomadas que são objetos da certificação afim de que possam ser comercializados no país. Os plugues e tomadas deverão ostentar a identificação da certificação, indicando a conformidade com as normas aplicáveis.

Fechar Menu